segunda-feira, março 23, 2009

burgessos

acabo de ler num blog por aí, uma crónica toda acatitada acerca do mundo do futebol. uma das palavras que a autora utiliza é burgesso.

gosto tanto dessa palavra.

rezam as crónicas que em tempos, foi visitar o norte do país um senhor chamado billy burgess. visto à luz do século xxi este nome não nos diz nada, mas em tempos remotos era uma autêntica celebridade porque foi, imagine-se, o segundo homem a cruzar a nado o canal da mancha.

vai daí decidiram fazer com ele um périplo por várias cidades europeias para mostrar de que fibra era o homem feito.

ao que parece, dizem as más línguas, o homem chegou ao porto e logo se formou um burburinho por causa de tal criatura que tinha, imagine-se, passado tanto tempo naquele mar gelado do canal.

uma observação mais cuidada revelou que o tal burgess não era mais que um cepo com olhos. ou seja, tinha um valente corpanzil mas dentro daquela mochelazinha, neurónios era o que menos lá se encontrava.

logo, logo o povo determinou que burgessos passariam a ser as pessoas com capacidades intelectuais análogas ao dito senhor britânico.

há coisa de três décadas, dada a cubicagem e o perímetro encefálico da sua volumosa cabeça, o tó quim, além de tó cabeças, foi denominado por tolan, numa singela homenagem ao navio que se afundou defronte do cais das colunas.

fico com pena que não tenha persistido o termo nos anos seguintes, até por que, convenhamos, tolan e tolas terão, na certa a mesma origem, ou não? ahhh, não me digam que não, não me desiludam

2 comentários:

Patti disse...

Oh meu Deus, o Billy Burgess ainda está vivo!
E tem um MBA e tudo!

Unknown disse...

Merda